Estoque de Abertura

Nesta rotina devem ser lançados os valores correspondentes a estoque de abertura, ou seja, o crédito sobre o estoque de abertura de bens adquiridos para revenda (exceto os tributados no regime de substituição tributária e no regime monofásico) ou de bens a serem utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados à venda, adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no País, existentes na data de início da incidência no regime não-cumulativo das contribuições sociais.

Os bens recebidos em devolução, tributados antes da mudança do regime de tributação para o lucro real, também são considerados como integrantes do estoque de abertura, devendo ser os respectivos valores informados neste cadastro.

Este lançamento deve ser efetuado se o ingresso no regime não-cumulativo ocorreu em até 12 meses anteriores ao período de apuração da escrituração.

O crédito presumido calculado sobre este lançamento será utilizado em 12 parcela mensais, iguais e sucessivas, a partir da data em que ocorrer o ingresso no regime não cumulativo.

Após informado o estoque de abertura, ao efetuar a Apuração Mensal de Tributos, o crédito será gerado automaticamente, como Valor Extra Tributado, no cálculo de PIS/COFINS. O sistema fará automaticamente dois lançamentos em Lançamentos\ Valor Extra Tributado (um para PIS e outro para COFINS) nos 12 meses correspondentes ao crédito.

Podem ser cadastrados diversos estoques de abertura, conforme controle adotado pela empresa.

Este cadastro será utilizado na geração do SPED PIS/COFINS, para composição do registro F150- Crédito Presumido sobre Estoque de Abertura.

Passe o mouse sobre a imagem abaixo e clique nas opções destacadas para verificar os detalhes de preenchimento necessários para o SPED EFD - Contribuições.